segunda-feira, 25 de outubro de 2010







Alunos da Escola Amphilóphio Cintra, visitam a estação de tratamento de água da cidade de Ipirá-BA.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PERFIL DA COMUNIDADE ENTORNO

SAMBA DE RODA

PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO

Quem chega para visitar o Povoado, é bem recebido pela comunidade. Essa é uma demonstração da humildade de um povo que se julga inferior aos que vivem no centro urbanos. No interior das casas observa-se o progresso que este povo vem conseguindo aos poucos. Quase em todas as casas possuem geladeira, televisão, fogão a gás que em sua maioria só é usado quando chega visita. Na cozinha encontra-se um fumacento fogão a lenha com uma panela de barro onde se prepara o feijão. No próprio Povoado, possui várias casas de farinha, lugar que se faz farinha, beiju, quebradinha e o famoso bolo de puba na palha, principal atividade econômica da população.

Na maioria das casas já possui instalação sanitária e água encanada, e quem não possui água encanada pega água no chafariz, abastecido pela prefeitura do município que é aberto das oito às onze horas da manhã.

As dificuldades, porém não abatem os aproximadamente 400 habitantes do Povoado da Santa Rita. Eles sempre encontraram forças para trabalhar e divertir-se. Fazem festas domiciliares como aniversários, rezas, sambas de roda, rei roubado, quadrilha, caruru em homenagem aos filhos quando nascem gêmeos conhecida também como festa de Cosme e Damião.

Observamos ainda que 90% das famílias recebem o beneficio do governo federal bolsa família, que segundo eles é um importante instrumento de ajuda nas despesas diárias.

Em relação aos meios de comunicação e transportes detectamos que 88% das famílias possuem mais do que um telefone celular e que 12% não possui telefones celulares,a televisão está presente em 90% por cento das famílias,o uso da bicicleta como transporte da família é de 50%, 14% usam a motocicleta ,10% possuem automóvel,16% usam animais para o transporte da família e 105 não possuem nenhum transporte.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

PARTICIPAÇÃO DE NOSSA ESCOLA NO DESFILE : 7 DE SETEMBRO

A Sec. Mul de Educação de Ipirá escolheu como tema do desfile cívico (7 de setembro) esse ano " A Província da Bahia ", nossa escola participou do desfile na ala da REPÚBLICA , representando os presidentes que fazem e fizeram história em nosso país.
E em clima de festa e patriotismo nossos alunos e todos os funcionários da escola foram as ruas, repetir o ato civico de 7 de setembro de 1822 às margens do Rio Ipiranga onde acontecera nossa independência.

domingo, 5 de setembro de 2010


FUNCIONÁRIOS


Ana Lúcia B. Macedo Leite -  Diretora


Maria Aparecida da Silva Sampaio - Vice diretora  e professora
Adriana Sônia Soares Silva  - Coordenadora pedagógica

Maria Aparecida da Silva Sampaio Professora e vice gestora

Núbia Alves Borges- Professora

Antonia Freitas de Souza- Professora

Edleuza Lima Silva Saturnino- Professora

Neuza de Jesus Araújo- Professora

Jociene Trindade Borges- Professora

Valdinei Oliveira Gomes- Professor

Jonielson Tanan Machado- Serviços Gerais

Vanilza Borges Santos Brito- Secretaria
Edgar Costa do Carmo- Agente de portaria
Marli Gomes Marinho -Serviços Gerais

Zenilde Costa Borges  - Serviços Gerais

Rita de Cássia Simas Santos - Professora

Alcione Santos Pereira- Professora

Elessandra Ribeiro Machado - Professora
 Escola Municipal Amphilóphio Oliveira Cintra


Endereço Povoado da Santa Rita

Telefones -

E-mail esc.amphilophio@gmail.com

Cadastro no MEC/Inep 29443946

Autorização de funcionamento

Classificação IDEB 4,2

Modalidades de ensino Da Educação Infantil a 8ª série do Ensino fundamental( EJA).

Quantitativo de alunos 171 alunos

Calendário Escolar 2010

Janeiro
01 - Confraternização universal
04 a 29- Periódo de Matricula
Fevereiro
08 a 12 – Jornada Pedagógica
16 - Carnaval
17- Cinza
Março
 01 de março - inicio do ano letivo
 13 – Sábado letivo – A.C
 27- Seminário
Abril
01 e 02 - Semana Santa
17-sábado letivo A.C
20-Aniversário de Ipirá
21-Feriado – Tiradentes
Maio
01- feriado –dia do trabalho
08-comemoração Dia das mães
11-final da I unidade
12 - inicio da II unidade
22 -sábado letivo
Junho
03 – Corpus Chisti
12-sábado letivo –A.C
19- Festa junina nas escolas
23 a 30- Recesso junino
Julho
02- Feriado-Independência da Bahia
10- Sábado letivo
24- Seminário
26- Feriado Municipail. Nossa Santana Santana
Agosto
02- inicio da III unidade
07-Comemoração Dia dos pais
11- Feriado – Dia do estudante
14- Sábado letivo- A.C
Setembro
04- Sábado letivo – preparar 7 de setembro
07 –Desfile Cívico da Independência
18-Sábado letivo A.C
Outubro
02 - Sábado letivo- A.C
08- Final da III unidade
12- Nossa Srª Aparecida e Dia da criança
15- Dia do professor
28- Feriado- Dia do Funcionário Público
Novembro
02 –Feriado – Finados
 06- Sábado letivo- A.C
15- Proclamação da República
Dezembro
09- Final da IV unidade
10 a 17-  Recuperação
21- Resultados Finais
22/12/2001 a 09/01/2011- Entrega das atas

ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA

A escola, possui uma cantina, uma secretaria, uma sala para professores, três banheiros sendo um para masculino, um para o feminino, e outro para os funcionários, uma quadra de futsal, duas salas de aulas, sua instalações é insuficientes para atender o número de alunos matriculados, sendo necessário que quatro dessas turmas funcionam em duas salas anexa localizada na praça do Povoado.

CARATCERIZAÇÃO DA ESCOLA



A Escola Municipal Amphilóphio Oliveira Cintra, surgiu a partir do momento que, a comunidade passa a se reconhecer enquanto espaço independente e como tal, passa a desejar uma escola acessível a seus filhos no ambiente em que vivem, assim, no dia vinte de abril de dois mil e seis foi inaugurada no Povoado da Santa Rita uma unidade de ensino, nomeada Amphilóphio Oliveira Cintra, com sua matrícula inicial de 71 alunos, com turmas multisseriadas, municipal, a mesma é mantida, pelo poder público através dos recursos provenientes do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).

Hoje a Escola Municipal Amphilóphio Oliveira Cintra, atende 171 estudantes, nos turno diurno e noturno, com as seguintes modalidades de ensino: da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, (EJA) Educação de Jovens e adultos, o seu quadro de profissionais é composto por: uma diretora, uma vice-diretora, uma coordenadora, onze professores, uma secretária, um guarda, uma merendeira, e dois serviços gerais.

PERFIL DOS ESTUDANTES




Para melhor compreendermos quem são e como vivem os estudantes da nossa unidade de ensino, muitas tem sido as nossas observações e registro,através de conversas formais e informais ,convocações individuais e por fim a elaboração de um questionário,presente em anexo.O presente instrumento de pesquisa possui dezesseis questões que a medida que foi sendo aplicado, abria leque para outras análises, assim foi feito uma amostragem a partir da utilização de quase cinqüenta por cento dos estudantes. Vários aspectos foram analisados, como: composição familiar,acesso a saneamento básico,renda familiar,hábitos de leitura dos estudantes e da família,trabalho infantil,acompanhamento das tarefas escolares,chegando até o uso do álcool e do cigarro no âmbito familiar.


A partir destas análises detectamos que: apenas 60% dos estudantes moram com pai, mãe e irmãos, os demais moram em sua grande maioria com as mães e seus avós,atingindo uma média de seis pessoas por família.

No que diz respeito ao acesso aos serviços públicos 40% possui banheiro em sua casas,50% água encanada,100% a energia elétrica, a maioria das casas possui uma média de dois dormitórios, estas famílias são mantidas 60% pelos pais,20% pelas mães,14% pelos pais juntamente com as mães,6% pelos avós,sendo que 52% das famílias pesquisadas vivem com menos de um salário,6% com um salário 12% não souberam responder,e 30% com mais de um salário.deste total apenas 2% dos pais trabalham no mercado formal,com carteira assinada.

Observamos ainda que 90% das famílias recebem o beneficio do governo federal bolsa família, que segundo eles é um importante instrumento de ajuda nas despesas diárias.

Em relação aos meios de comunicação e transportes detectamos que 88% das famílias possuem mais do que um telefone celular e que 12% não possui telefones celulares,a televisão está presente em 90% por cento das famílias,o uso da bicicleta como transporte da família é de 50%, 14% usam a motocicleta ,10% possuem automóvel,16% usam animais para o transporte da família e 105 não possuem nenhum transporte na família.

Uma das nossas grandes preocupações está relacionada ao trabalho infantil tão comum as comunidades mais carentes por isso, realizamos está etapa da pesquisa com muito mais cuidado.observamos que 66%dos docentes não realizam nenhuma atividade remunerada ou não remunerada que possa se constituir como trabalho,20% ajudam os pais nas tarefas de plantio e colheita,de forma não remunerada,2% esporadicamente trabalham na lida com a terra de forma remunerada,e 12% na feira livre as quarta-feira

Em se tratando dos cuidados com as crianças, é unanime a presença materna, para atender as necessidades de saúde,educação ,entre outras,as mesmas são as que colaboram com a orientação das atividades de casa solicitadas pela escola,vale salientar porém que mais de 50% dos estudantes realizam suas atividades sozinhos,e que 40% realizam suas atividades a noite,28% pela manhã e 24%, não tem horário definido.

Precisávamos também compreender as suas crenças para melhor respaldarmos as nossas atividades diárias ,bem como os nossos eventos,ao serem questionados sobre a religião da família detectamos que 50% são católicos, 38% não tem ou não souberam definir suas religiões, 12% são evangélicos, porém raras vezes freqüentam as igrejas. muitas famílias fazem uso de cigarros e bebidas,o que muito nos preocupa, pois já detectamos que as famílias acabam influenciando negativamente, na conduta das crianças e dos adolescentes,que reproduzem com naturalidade o uso destas substancias.

A partir de todas as informações aqui presentes buscaremos à medida que formos traçando objetivos e metas para melhor atender estes docentes ,analisar todas as suas singularidades para potencializar a cada dia todas as forças aqui presentes,bem como compreender as fraquezas para que as mesmas não se constitua como entraves,no nosso processo educacional, que ver a valorização do ser humano como o objetivo principal de nossa existência enquanto escola.